Quefren - Micronutrientes

Os micronutrientes são elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas, entre os principais estão: Zinco, Boro, Cobre, Manganês e Molibdênio. Todos eles estão presentes na natureza, mas em teor insuficiente para garantir alta produtividade à agricultura, por esta razão são elaborados industrialmente e adicionados ao fertilizante.

Os micronutrientes podem ser produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente, tanto nas garantias dos elementos quanto na condição física : farelado, granulado, microgranulado ou finamente moído nas malhas 100 e 200 mesh.

Todos os nossos produtos são fornecidos com registro junto ao MAPA, seguindo rigorosamente as leis e normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.

A IMPORTÂNCIA DOS MICRONUTRIENTES

O agricultor brasileiro, para ser competitivo no mercado, necessita aumentar a produtividade com conseqüente redução de custos. Porém, algumas práticas precisam ser adotadas e o uso de micronutrientes na produção de grãos é uma delas.

Aproximadamente 95% da composição química das plantas, expressa em matéria seca, é constituído de carbono, oxigênio e hidrogênio, enquanto os 5% restantes advêm dos nutrientes minerais separados em duas categorias: os macronutrientes como o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre e os micronutrientes como o zinco, boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e cobalto.

A pequena participação dos elementos minerais na constituição dos vegetais e o próprio termo “micronutrientes” podem sugerir menor grau de importância – mas todos são essenciais para o desenvolvimento e reprodução das plantas. O critério adotado para a separação é meramente quantitativo, uma vez que os micronutrientes desempenham suas funções no metabolismo vegetal, requerendo menores quantidades comparativamente à demanda de macronutrientes.

Deficiência

A deficiência de qualquer micronutriente pode provocar problemas no crescimento e desenvolvimento da planta, refletindo diretamente na qualidade e quantidade da produção, principalmente pelo fato de estarem presentes nas enzimas ou atuarem como seus ativadores dentro da estrutura da planta.

Os micronutrientes influenciam decisivamente na produção, sendo a principal diferença para proporcionar o completo equilíbrio das culturas.

Zinco: Sua deficiência acarreta a esterilidade dos grãos de pólen, reduz o crescimento e a produtividade da planta.
Boro: Sua deficiência reduz o enchimento de grãos, limita o crescimento de raízes e diminui a nodulação em leguminosas.
Cobre: Sua deficiência diminui a nodulação, a fixação biológica do nitrogênio em leguminosas e assimilação de nitrogênio nas plantas em geral.
Manganês: Sua deficiência diminui a assimilação de nitrogênio pelas plantas, reduz o crescimento e a fixação bióloga do nitrogênio
Molibdênio: Sua deficiência reduz a nodulação em leguminosas e acarreta menores teores de proteínas.

Lei do Mínimo

“O rendimento de uma safra é limitado pelo nutriente que se encontra em menor quantidade, mesmo que todos os outros nutrientes estejam presentes nas quantidades certas.”

Justus Van Liebig